Toda aquisição, construção, modificação, ampliação, desmembramento de imóvel deverá ser objeto de registro na sua matrícula. A regularização do seu imóvel é uma proteção patrimonial. A nossa lei prevê que só é dono quem registra.

A regularização de um imóvel pode valorizar o bem em até 30%, além de trazer segurança jurídica para você e os seus herdeiros.

Há diversos prejuízos em manter um imóvel irregular, tais como multas pelos órgãos fiscalizadores, que muitas vezes são mais caras que a documentação para regularizar.

Outra situação que merece destaque, é um imóvel sem registro atual, que poderá sofrer restrição por dívidas do antigo dono e até ser leiloado.

Para quem quer vender o imóvel, haverá barreiras perante o banco para financiamentos, sem contar a própria desvalorização pela irregularidade.

Para finalizar, não posso deixar de lembrar que o inventário fora de prazo, incide multa, correção monetária e juros diários sobre o imposto enquanto não for pago.

Portanto, a regularização de um imóvel é um investimento.

Caso você ainda esteja com aquele inventário pendente, contrato de gaveta ou com imóvel que ainda não está no seu nome por falta de usucapião, providencie a regularização.